sexta-feira, 20 de maio de 2011

Resumo das duas últimas aulas

1ª Guerra Mundial

A primeira guerra mundial foi uma guerra entre as principais potências mundiais da época, a Tríplice Entente (composta pela Inglaterra, França e Rússia) contra a Tríplice Aliança (Alemanha, Austro-Húngaro e Itália).
O estopim para esse combate foi a morte de Francisco Ferdinando, príncipe austro-húngaro, na Bósnia.
A partir daí, várias alianças entre nações foram formadas para a guerra.
O Brasil participou indiretamente na guerra, mandando médicos e enfermeiros, apoiando a Tríplice Entente.
Os conflitos poderiam ser divididos em duas etapas: A primeira onde houve a ofensiva alemã nos territórios da Bélgica e da França, conhecida como guerra de movimento. E a segunda pela guerra de trincheiras (onde os soldados ficavam em valas, para se protegerem).
Em 1918 as tropas aliadas (francesas, belgas, inglesas e estadunidenses) estabeleceram que a Alemanha perdesse a guerra. Nesta mesma data, a guerra acaba e a Tríplice Aliança é derrotada. Apesar da Inglaterra, França e Rússia terem ganhado, todos os países que participaram da guerra tiveram muitas perdas.
A Primeira Guerra teve repercussões no mundo. Como o surgimento da Liga das Nações e o enfraquecimento da Alemanha. Com o enfraquecimento da Alemanha, esse país assinou o Tratado de Versalhes (um tratado político).
Houve outros tratados entre os países envolvidos, como o Tratado de Trianon, Tratado de Saint-Germain, Tratado de Neuilly, Tratado de Sèvres e Tratado de Lausanne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário