domingo, 8 de maio de 2011

Resumo das aulas do dia 4 e 6 de maio

Dia 4:

Guerra dos Boxers

Uma sociedade chinesa secreta (conhecido como boxers), era contra o imperialismo na China, pois não era viável culturalmente nem economicamente. Como em vários locais que ocorreu o imperialismo, a cultura do país colonizador era imposta e os chineses valorizavam muito a cultura local.
Um conflito se estabeleceu na China, os boxers destruíram algumas missões religiosas e mataram estrangeiros e chineses convertidos que residia o país. O governo chinês, vendo que eles mesmos estavam sendo prejudicados, pediu ajuda ao Japão. O fato inesperado é que os japoneses, após reprimir os boxers, ocuparam parte da China.

Revolta dos Cipaios

Os cipaios eram soldados indianos, composto por mulçumanos e hinduístas, que trabalhavam para o exército britânico.
Ocoreu um boato de que os cartuchos das armas utilizadas eram engordurados com sebo de vaca e porco. E esse fato era reprovável para esses soldados, pois havia a ingestão da gordura animal ao morder o cartucho para deixar a pólvora exposta.
Os soldados indianos se revelaram, mas foram reprimidos pelos ingleses.


Dia 6:


Imperialismo na América Latina

Os países latinos americanos se libertaram e estavam suscetíveis para serem dominados pelos países britânicos através do imperialismo.
Os Estados Unidos não queria que houvesse o imperialismo na América (por afetar a própria economia), então fizeram acordos com os países latinos, controlando pacificamente a economia dos países. Essa doutrina foi proposta por James Monroe, que governou o EUA de 1817 até 1825.
Mais tarde, o presidente Willian Taft (1909-1913) emprestou dólar (no intuito de deixar esse dinheiro mais popular) para os países americanos, mas esses países não conseguiram pagar as dívidas feitas com os Estados Unidos, ficando dependente desse país norte-americano.




Postado pela aluna Carla Y. Kato Mizuta. Nº 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário