sábado, 2 de abril de 2011

Resumo do dia 30

Formação Territorial dos Estados Unidos


O processo de expansão territorial do EUA começou com a compra de alguns territórios pertencentes à Inglaterra em 1783. Em 1803 os Estados Unidos compraram a região da Flórida, que pertencia à Espanha. Os Estados Unidos também compraram terras da França e Rússia.
Motivados pelo Destino Manifesto, os Estados Unidos invadiram parte do México, dominando o território.
O Destino Manifesto dizia que cabia ao EUA dominar a América. Com isso, influenciaram ações da política externa estadunidense no século XIX.
- Guerra de Secessão:
A guerra de secessão ocorreu após a independência dos Estados Unidos. A guerra civil americana ameaçou separar o país na metade do século XIX. Contudo, a vitória do exército do norte sobre o sul, garantiu a unidade territorial, possibilitando a modernização do país.


Economia e Sociedade no Brasil Império

Na metade do século XIX, o Brasil ficou marcado pela sua economia agrária. O café, algodão, açúcar, erva-mate e o tabaco foram os principais produtos dessa economia agrária. Nesse mesmo período, a industrialização deu seus primeiros passos.
Em 1844 a Tarifa Alves Branco, criada por Alves Brando (ministro da fazenda), foi imposta. Essa tarifa aumentava as tarifas alfandegárias para reduzir a entrada de produtos estrangeiros. Tudo isso visando proteger o capital nacional.
A Lei Eusébio de Queirós, criada em 1850, tornou proibida o tráfico de escravos. Incentivando o investimento de capitais na indústria interna, pois o dinheiro investido em escravos poderia ser lançado para a industrialização.
Sem escravos, os produtores de café contrataram mão-de-obra estrangeira para substituir a escrava.
Outras leis foram criadas para as campanhas em defesa da abolição da escravatura: Lei do Ventre-Livre (1841), Lei dos Sexagenários (1885) e, por fim, a Lei Áurea, que libertou todos os escravos no dia 13 de maio de 1888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário