sábado, 26 de fevereiro de 2011

Síntese das aulas dos dias 23 e 25 de fevereiro

Unificação da Alemanha:

Até 1870 a Alemanha era um Estado adverso, então surge a confederação germânica. A confederação germânica é o primeiro passo para a unificação.
Assim como a Itália, a Alemanha teve que lugar contra o domínio austríaco. A Prússia estava no domínio dos austríacos e os austríacos possuíam o exército mais forte.
Guilherme I (imperador da Prússia) e o Otto Bismarck (ministro da Prússia) foram duas pessoas que tomaram a iniciativa para a unificação, principalmente Bismarck. Ambos comandaram um exército prussiano que venceram a Dinamarca, a Áustria e a França. Com o domínio da França, eles anexaram a região da Alsácia-Lorena e consolidaram a unificação Alemã. Guilherme I foi o kaiser da Alemanha unificada e Bismarck se intitulou como o primeiro fuher.


Liberalismo:

Quando falamos do liberalismo, associamos a uma economia liberal. Ou seja, não existia a intervenção (ou era mínima) do Estado. O próprio mercado se regulamentava.
O liberalismo tentava garantir à classe burguesa o desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a interferência do Estado na economia, fazendo com que todos fossem iguais perante a justiça. Como exemplo, as fábricas estrangeiras não pagavam taxas altas em relação às fábricas do próprio país. Para os liberais existia uma mão invisível que regulamentava o mercado.
Para o consumidor o liberalismo trouxe benefícios. Como preços mais baixos dos produtos, opções de compras, investimento em tecnologia.


Socialismo:

O socialismo se opõe ao liberalismo, pois se baseia na teoria marxista. A teoria marxista tem por base a lutas de classes (classe operária x classe dominante). Segundo Marx a classe operária deveria se unir e tomar o poder.
Para existir o socialismo tem que haver o capitalismo. Com o capitalismo no seu auge, o capitalismo declina. Os operários assumem o poder, então o socialismo surge e logo mais tarde o comunismo.
O socialismo pode ser divido em Socialismo utópico e Socialismo científico. O socialismo utópico ficou conhecido por seus opositores considerarem as teorias propostas difíceis de serem executadas (Saint Simon, Charles Fourier e Robert Owen foram alguns dos expoentes do socialismo utópico). Já o socialismo científico, proposto por Marx e Engels, havia uma comprovação dos resultados.



Postado e escrito por Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário